O levantamento da Secretaria Municipal da Saúde contabiliza 15,7 mil atendimentos nas unidades exclusivas e outros 17,3 mil nas UPAs. Segundo a superintendente executiva e secretária interina da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, o número está aumentando gradativamente.

A secretária interina reforça que as pessoas precisam levar a sério o isolamento, mesmo quando aparecerem sintomas leves de gripe, justamente para frear o aumento de casos.

Beatriz Nadas destaca que hoje, por conta da sobrecarga no atendimento nas unidades médicas tanto públicas quanto particulares, as pessoas com sintomas leves devem evitar procurar orientações presencialmente e priorizar o atendimento pela Central 3350-9000.

As unidades ficariam neste caso reservadas para pessoas com sintomas mais graves.

A Secretaria Municipal da Saúde vai manter as 12 Unidades de Saúde reestruturadas temporariamente para atendimento exclusivo de pessoas com suspeita de gripe e covid-19, que vão estar abertas neste sábado (15), com horário reduzido, das 8h às 17h.

Essas unidades seguirão atuando como apoio às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na próxima semana, atendendo exclusivamente situações respiratórias ou de emergência, retomando o horário estendido, das 7h às 20h.

A reeoganização será mantida enquanto a demanda por atendimento respiratório de casos leves estiver alta na cidade.