O Paraná irá receber 166,7 mil doses de vacinas contra a dengue. Os imunizantes serão direcionados a 101 cidades, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde. Em todo o país, 625 municípios serão contemplados com a distribuição de 986 mil imunizantes.

No estado, cerca de 153 mil vacinas serão direcionadas para sete municípios da regional de Paranaguá; 25 cidades da região de Cascavel; 21 cidades da área de Umuarama; 30 municípios da regional de Maringá; 18 da região de Toledo. Nesses locais, será iniciado o esquema de vacinação.

Esta é a terceira remessa de vacinas distribuídas no Paraná. Nas regionais de Foz do Iguaçu e Londrina, que foram contempladas na primeira remessa, serão distribuídos 13,5 mil imunizantes para a aplicação da segunda dose nos pacientes que já foram vacinados na primeira etapa.

O público-alvo da vacinação no estado são crianças de 10 anos a adolescentes de 14 anos. Até o momento, o Paraná recebeu 41,7 mil doses da vacina Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda. As regionais de Londrina e Apucarana também foram contempladas nas primeiras distribuições.

O Paraná passa pela pior epidemia de dengue da história. O último boletim epidemiológico divulgado no estado, nesta terça-feira (23), apontou que o Paraná tem 519 mil notificações, 260,5 mil casos confirmados e 171 óbitos por conta da doença. O secretário de Saúde, Beto Preto, falou da importância das vacinas.

O Governo Federal informou que a distribuição das doses foi determinada com base no ranqueamento das regiões de saúde e municípios; na quantidade necessária de doses conforme a disponibilidade; e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

*Com informações da AEN