A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apresentou, na manhã desta quinta-feira (16), um parecer técnico que aprova a aplicação da vacina contra a Covid-19 da Pfizer em crianças entre 05 e 11 anos de idade. A farmacêutica americana apresentou o pedido de aplicação no dia 12 de novembro.

Antes mesmo do anúncio, a Rádio CBN obteve, com exclusividade, acesso ao parecer técnico que ainda trouxe um alerta sobre o imunizante, pois, a fórmula é diferente da aplicada em adultos.

A Anvisa faz um alerta na identificação dos frascos, sendo que os imunizantes para as crianças terão a cor laranja para evitar confusão no momento da aplicação nos postos de saúde.

Durante a coletiva o gerente-geral de Medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes, explicou as medidas adotadas para a aprovação e ressaltou que, mesmo com uma dosagem menor para as crianças, também foi constatada a eficácia da vacina para a variante Delta do novo coronavírus.

De acordo com uma estimativa feita pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Paraná conta com 1.068.042 crianças entre 05 e 11 anos que devem ser incluídas no plano de vacinação do estado.

À CBN Curitiba, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que essa é uma medida aguardada há muito tempo e que espera a inclusão desse público no Plano Nacional de Imunizações pelo Ministério da Saúde.

Beto Preto reforça que a medida vai auxiliar no retorno às aulas em 2022.

Em Curitiba, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada nessa faixa etária é de 164 mil pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que também aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde para elaborar o cronograma de vacinação das crianças.