O trajeto de cerca de 70 quilômetros entre Curitiba e Morretes pode ser feito de diversas formas: carro, moto, bicicleta, mas nenhuma delas se compara ao passeio feito de forma nostálgica, de trem.

A vista da paisagem, passando por dentro Serra do Mar. A brisa do litoral e, com certeza, uma das recordações mais incríveis do turismo paranaense.

Agora, esse passeio ganha mais um atrativo. Um novo vagão temático.

Batizado de “Guardiões do Marumbi”, o vagão com 32 lugares e varanda panorâmica, faz uma homenagem ao grupo histórico de montanhistas Farofa, Paulo Sidnei, Rubens, Tarzan e Vitamina, como são conhecidos e que, como o nome sugere, protegem e cuidam do Pico Marumbi há muito tempo.

Carlos Roberto Fernandes, o Tarzan, um dos homenageados, viu em um dos assentos o nome e a assinatura dele. Tarzan está eternizado na história paranaense.

O diretor presidente da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, explica que a homenagem é justa para aqueles que sempre preservaram a mata e a história paranaense.

A Leopoldina de Oliveira e Silva, de 61 anos, aproveitou o dia ensolarado para levar os netos, de 07 e 14 anos, para conhecerem o passeio de trem. A paisagem, para ela, é o atrativo principal.

Paulo Saut veio do Mato Grosso do Sul com alguns amigos. Advogado, mas apreciador da história, para ele, o passeio é uma visita ao passado.

O passeio de trem que acontece pela estrada de ferro histórica que liga Curitiba a Morretes é considerado o segundo principal atrativo turístico do estado. Desde o início de dezembro, a Serra Verde Express opera saídas diárias partindo de Curitiba, às 8h30 e às 9h30 de Litorina, ou saindo de Morretes às 15h, com retorno a Curitiba no passeio do Pôr do Sol. O programa completo conta com almoço típico em Morretes, city tour em Antonina e transfer.