Neste sábado (13), acontece a segunda edição do A Ferro e Fogo, no Bosque São Cristóvão. Organizado pelo chef e assador gaúcho Marcos Livi, o evento gastronômico eleva a experiência de comer um bom assado. É quase como uma celebração em torno do fogo.

Segundo Marcos, a técnica de preparo interfere inclusive no sabor da carne assada.

Sérgio Medeiros, do Curitiba Honesta, organizador do Festival Pão com Bolinho, diz que os eventos dão oportunidade de acesso e também movimentam a economia local. O Festival de Pão com Bolinho segue até 15 de abril. São mais de 50 bares participantes. Preço único é de R$ 22 reais.

Outro evento que ajuda a girar a economia é o Comida di Buteco. A edição deste ano conta com 40 bares distribuídos pelos mais diversos bairros de Curitiba e São José dos Pinhais, com petiscos diversificados e todos ao preço fixo de R$ 35.

Filipe Pereira, organizador do concurso, conta que, além do aumento nas vendas, o evento ajuda na geração de empregos.

O Dom Rodrigo Bar e Petiscaria foi eleito o melhor buteco de Curitiba na edição do ano passado e ficou em 3º na premiação nacional. Rodrigo Grandal Domingues, dono do estabelecimento, criou um prato diferente para esta edição com abacaxi e lombo de porco. O atendimento cresce mais de 50% no período.

Ao longo dos dias de concurso, todos os estabelecimentos participantes são avaliados pelo público que vai até o bar comer o petisco participante e por um corpo de jurados mantidos sob sigilo. Cada cliente que provar o petisco recebe uma cédula de votação no bar e tem que dar sua avaliação no local. Cada critério é avaliado com nota de 0 a 10. É possível votar apenas uma vez em cada bar. A avaliação é qualitativa e não quantitativa. O evento vai até o dia 28 deste mês.