Boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta segunda-feira (4), indicou alta no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no Paraná. O boletim apontou crescimento de 23% no número de casos da doença na semana de 19 a 25 de junho, em relação às semanas anteriores, o que corresponde a mais de 940 casos da doença.

A médica infectologista do Hospital Vita, Marta Fragoso, explica que o aumento dos casos se deve à chegada do inverno, período de baixas temperaturas.

Marta Fragoso também atribui à alta no número de casos à falta de cuidados, já que muitas pessoas deixaram de lado o uso da máscara.

De acordo com o Boletim Infogripe, o predomínio entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de mais de 2% para influenza A, 0,1% para influenza B, quase 8% para vírus sincicial respiratório (VSR) e 77% para Covid-19.

A importância da vacinação também foi outro ponto abordado pela infeciologista.

Dados do informativo apontaram que o Paraná chegou a registrar diminuição no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda nas últimas semanas do mês de maio e o começo de junho, mas voltou a presentar alta na penúltima semana de junho.

A análise por faixa etária indicou alta nas notificações entre todos os públicos. Contudo, os números mais significativos foram observados entre crianças de 5 a 11 anos, com aumento de 50%; na faixa etária de 70 a 79 anos, alta de 41% e para o público entre 18 a 29 anos, o crescimento foi de quase 39%.