A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba decidiu manter a reestruturação e destinação de 12 Unidades de Saúde para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de gripe ou Covid-19. A medida será adotada, pelo menos, até a próxima sexta-feira (04).

Conforme a pasta, diariamente são atendidas cerca de sete mil pessoas nessas unidades, o que mantém a necessidade de atendimento exclusivo dos pacientes com sintomas respiratórios.

No entanto, o horário de atendimento nas unidades será reduzido em uma hora na comparação com a semana anterior, funcionando das 07h às 19h.

Segundo a secretária municipal de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, a medida é necessária por conta da exaustão de trabalho das equipes de saúde e também do afastamento de profissionais por conta das doenças.

Nessas unidades são atendidos exclusivamente casos suspeitos e com sintomas leves de gripe e Covid-19, como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, ou de emergência.

Márcia Huçulak orienta, ainda, para que as pessoas com sintomas leves dêem preferência para o atendimento pela Central 3350-9000 antes de se deslocar para um serviço de saúde.

De acordo com a SMS, pela Central é possível receber orientação profissional, prescrição de medicamento para tratar os sintomas e também receber o termo de isolamento, tudo isso sem a necessidade de sair de casa.

A Central funciona das 8h às 20h, inclusive aos sábados e domingos.