O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar, cumpre 12 mandados de busca e apreensão, na manhã desta sexta-feira (29), contra policiais rodoviários estaduais suspeitos de facilitação do transporte de cargas contrabandeadas.

Os mandados são cumpridos nas residências dos investigados em Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Iporã, Goioerê, São Jorge do Ivaí, Ângulo, Londrina e Iguaraçu. Também foram expedidos três mandados de busca e apreensão em armários dos policiais nos postos da Polícia Rodoviária Estadual em Floresta, Rolândia e Peabiru.

Conforme o Gaeco, as investigações começaram em dezembro de 2020. Há indícios de que esses policiais estariam cobrando propina para permitir o transporte de mercadorias contrabandeadas.

O coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti, explica que o objetivo da operação, denominada Campo Minado, é apreender equipamentos que possam auxiliar nas investigações e apuração de crimes como corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo o Gaeco, há a suspeita ainda de que alguns dos policiais investigados estariam utilizando parentes para ocultar a origem dos valores obtidos ilicitamente.