Nesta segunda-feira (22), o Governo do Paraná entregou 1,4 mil coletes balísticos e 225 novas viaturas para a Polícia Penal do estado. Durante a cerimônia de entrega, o governador Ratinho Junior falou que havia a necessidade desses recursos uma vez que desde a implantação da Polícia Penal, em 2021, os agentes estavam com coletes antigos e insuficientes, além de poucas viaturas para transporte adequado dos presos.
O governador pontuou que está sendo feita uma reformulação do sistema penitenciário do estado, que necessita de diferentes tipos de polícia para que tenha um bom desempenho, que segundo ele, tem sido mostrado com o reflexo de queda nos índices de criminalidade.
Parte do trabalho da Polícia Penal é o monitoramento de presos com tornozeleira eletrônica, além da custódia nas cadeias públicas do estado. São nove regionais, instaladas em Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Cascavel e Foz do Iguaçu.
Reginaldo Peixoto, diretor da Polícia Penal do Paraná, destacou que para que os trabalhos fossem executados havia um rodízio de coletes a prova de balas.
Além da entrega dos itens de proteção e de condução dos policiais, o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, afirmou que um concurso público com 200 vagas está sendo aberto para preencher a defasagem de agentes no setor. Atualmente a estrutura precisaria de pelo menos mais 1.000 policiais.
Ainda não há prazo de quando o certame será publicado, para a realização das provas e para o curso de formação. O governo afirma que o processo licitatório já está próximo de ser finalizado.