Há uma grande expectativa para início das vendas de autotestes de Covid-19 no Paraná. Pelo menos uma rede de farmácias confirmou que inicia a venda nos próximos dias.

No Paraná a rede de farmácias Panvel confirmou à CBN Curitiba a parceria com um laboratório para fornecimento de autotestes da Covid-19 e afirmou que ainda nesta semana, terá disponibilidade do produto em algumas lojas. O modelo definido será do tipo swab nasal. Informações como volume de unidades adquiridas, começo das vendas e preços ainda estão sendo definidas e serão comunicadas em breve pela rede.

A Rede de Farmácias Nissei informou que ainda não disponibiliza testes nas lojas do Paraná.

Procurada, a rede Droga Raia não deu previsão do início das vendas.

A Secretaria de Estado da Saúde informou à CBN que o Paraná não recebeu os testes e que aguarda as orientações e definições do Ministério da Saúde.

O Brasil já tem seis autotestes de covid-19 aprovados pela Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), os dois mais recentes foram liberados nessa quarta-feira (2) pela agência. Para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos aos autotestes.

De acordo com Rodrigo Moura, diretor comercial da Clinicarx, uma startup de tecnologia em saúde que atua na interface entre cuidados em saúde e o varejo farmacêutico, os autotestes vão se tornar itens de gerenciamento familiar.

Caso o autoteste der positivo, a recomendação do Ministério da Saúde é de realizar um outro teste, como o RT-PCR. Rodrigo explica que a disseminação dos autotestes ajuda no controle da pandemia de Covid-19.

Tramita na Câmara Municipal de Curitiba, desde janeiro desde ano, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a adquirir e a fornecer à população da capital o autoteste para a detecção da covid-19.

O autor, vereador Marcelo Fachinello (PSC), justifica que a medida poderá ampliar as oportunidades de testagem para indivíduos sintomáticos, assintomáticos e que tiveram contato com casos positivos, reduzindo a pressão sobre o sistema de saúde.

A proposta está em análise pelo relator, vereador Pier Petruzzielo, na Comissão de Constituição e Justiça da casa e deve ir a votação nas próximas semanas. Deve passar por outras comissões antes de ir a plenário.