A curva de casos de Covid-19 está crescendo de novo em Curitiba, por causa da retirada de medidas restritivas que estavam em vigor. A prefeitura de Curitiba mantém o serviço de teleconsulta e agendamento de testes para Covid-19 através da Central 3350-9000.

O protocolo atual adotado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, estabelece que as pessoas com sintomas respiratórios devem usar máscaras e ficar isoladas até que façam o exame para confirmar o diagnóstico. No caso de teste positivo, o isolamento deve ser feito por sete dias.

De acordo com o especialista em doenças respiratórias, Marcelo Ducroquet, o aumento dos casos da doença já era esperado.

 

O médico toma por base os casos graves, que tem se mantido sob controle.

 

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado nesta quarta-feira (4), o Paraná está com 42.879 mortes causadas pela doença. Em relação aos novos casos o painel revela um aumento considerável. Em março foram 19, em abril 283, saltando para 1841 em maio, até o momento.

Em relação às mortes, maio também apresenta alta, com quatro óbitos, já nesses primeiros dias. A taxa de ocupação dos leitos UTI SUS, está em 89% para adultos. Das 1.333 vagas, restam 148 disponíveis. A ocupação nas UTIs pediátricas está em 67%, com 57 vagas abertas. Esse é um dos indicadores que deve ser levado em conta para a tomada de decisões, segundo Marcelo Ducroquet.