Em entrevista à rádio CBN, a secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, falou sobre a expectativa da vacinação para as pessoas que têm entre 30 e 39 anos e ressaltou que ainda aguarda uma determinação do Ministério da Saúde. Ela acredita que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 deve anunciar algo a respeito do início da imunização dessa faixa etária na próxima semana.
Beatriz Battistella explicou que é preciso seguir um escalonamento para não sobrecarregar as equipes nas unidades de saúde, já que além dos públicos convocados, sempre é feita a aplicação de doses atrasadas, das pessoas que fazem a repescagem da vacinação.
Até o momento, a cobertura do reforço vacinal da população de 40 a 49 anos está em 72%. A Secretaria de Saúde de Curitiba considera uma boa adesão desse público ao calendário de imunização, que foi convocado para a tomar a 2ª dose de reforço, ou 4ª dose, e confirmou que finaliza a convocação do público dessa faixa etária ainda esta semana.
De acordo com a gestão municipal da Saúde, que segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, do Ministério da Saúde, até o momento só contemplou com o 2º reforço os seguintes públicos, a população com 40 anos ou mais; imunossuprimidos com 12 anos ou mais; profissionais de saúde e pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na primeira dose com do imunizante da Janssen.
Outro público já convocado, que continua a repescagem, são as crianças entre 5 e 11 anos. Para esse público a cobertura vacinal está acima de 71%, em relação à 1ª dose, e superior a 51% para a 2ª dose.
Já sobre a imunização da 1ª dose para as crianças de 3 e 4 anos, ainda é cedo para falar em taxa de adesão, uma vez que a convocação iniciou na sexta-feira para o grupo de crianças com imunossupressão e somente nesta segunda-feira abriu para as demais, ainda de forma escalonada por mês de nascimento.