Depois de quase dois anos, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal retomam as atividades de forma 100% presencial nesta segunda-feira (4).

Na Câmara, a retomada total acontece na manhã desta segunda após decisão do Colégio de Líderes diante da redução dos casos ativos de Covid-19 na capital paranaense.

Desde julho de 2021 as sessões eram realizadas de forma híbrida, com vereadores parte em plenário, parte por videoconferência. Em novembro passado, o Legislativo reabriu o prédio histórico à população, permitindo o acompanhamento das sessões e a visitação do local.

A Câmara informa que mantém os protocolos sanitários vigentes: portas e janelas abertas para ventilação do ar e a oferta de álcool em gel. Desde o dia 29 de março, o uso das máscaras em ambientes fechados é facultativo.

A CMC já havia retomado, em março, as sessões solenes e as audiências públicas com a presença de convidados. Quanto às comissões permanentes e temporárias, caberá ao presidente de cada colegiado manter ou não o modelo híbrido. Entre os projetos apreciados nesta segunda-feira está o que permite novo mandato aos diretores e vices de escolas já reeleitos, desde que para um novo cargo (005.00014.2021).

Na Assembleia Legislativa, também depois de quase dois anos, as sessões serão retomadas 100% presenciais na tarde desta segunda. Assim como na Câmara, será liberado o acesso da população para acompanhar os trabalhos das galerias do plenário.

As sessões solenes e audiências públicas poderão continuar sendo realizadas de forma remota se assim for o desejo do deputado proponente.

Entre os projetos debatidos nesta segunda, está o que veda a obrigatoriedade do passaporte da vacina no Paraná. O projeto de 655/2021 será votado em primeiro turno.