O deputado Nelson Justus (DEM) foi aclamado na tarde desta terça-feira (16) como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia legislativa do Paraná por unanimidade.

A CCJ é a comissão mais importante da Assembleia, pois é onde todos os projetos necessitam receber um parecer sobre a constitucionalidade, para então ser apreciado em plenário.

O deputado Márcio Pacheco (PDT) atual vice-presidente da comissão explicou como acontecem as escolhas do presidente e vice das comissões quando ocorre a vacância destes cargos.

Nelson Justus em sua primeira entrevista após assumir a presidência da CCJ, disse que a comissão foi muito bem conduzida pelo antecessor deputado Fernando Francischini.

Justus lembrou do início da atual legislatura da CCJ, em 2019, quando cedeu a presidência ao deputado Francischini.

O novo presidente da CCJ disse ainda que as palavras de ordem até o fim do período legislativo são equilíbrio e responsabilidade.

Nelson Justus é deputado estadual há 32 anos e presidiu a CCJ de 2011 a 2018. Em 2019 desistiu da disputa em favor de Francischinni e assumiu a presidência da Comissão de Finanças e Tributação da Alep. O mandato de Justus à frente da comissão encerra em dezembro de 2022.