O primeiro mês do ano marcou um novo recorde nas cotações do boi gordo. Segundo o indicador Cepea B3, as cotações do boi gordo para janeiro de 2022 fecharam em média R$ 338,46 a arroba, sendo que o patamar de R$ 340 a arroba foi rompido no final do mês.

O resultado de alta nos preços pode ser explicado pelo maior peso do lado da demanda em relação à oferta. O mercado externo assumiu o papel de protagonista, puxado pelo forte peso da China e praticamente todos os maiores importadores. Segundo dados da Abrafrigo (Associação Brasileira dos Frigoríficos), dos 20 maiores importadores de carne bovina, 17 apresentaram alta nas compras. A China, que sempre foi o principal destino da carne do Brasil, voltou às compras após o fim do embargo de mais de 4 meses por conta do caso atípico de vaca louca.

Desta maneira o mês encerrou com a importação de aproximadamente 160 mil toneladas, quase 27% maior que no mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Agricultura, o Paraná produz por ano cerca de 870 mil sacas de café. Deste total, 30% são cafés especiais.

Os cafés especiais também chamados de cafés gourmets, são o resultado de uma rede que devem seguir padrões de qualidade e rastreabilidade sociais. Segundos os especialistas, as principais qualidades dos cafés especiais são doçura, corpo e acidez fosfórica.

A colheita da soja da safra 2021/2022 atinge pouco mais de 21% da área plantada no Paraná, segundo relatório do Deral (Departamento de economia rural) da Secretaria de Agricultura. Em relação ao milho, a colheita avançou 7 pontos percentuais na semana e alcançou 26% da área. Atraso de dois pontos percentuais na comparação ao mesmo período da safra passada.