Em Curitiba são registrados entre dois a três casos de engasgo por dia, segundo a Secretaria de Saúde Municipal. Os atendimentos são referentes a pessoas com formas mais graves desse tipo de situação. Há cerca de um mês, profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Paulo, no bairro Uberaba ajudaram a salvar a vida de um bebê que estava convulsionando e já sem respirar.

A Adriele dos Santos é mãe de quatro filhos, e foi com o mais novo que passou por essa experiência desesperadora. O afogamento do pequeno Olavo fez com que ela ficasse sem reação.
Ela conta que tudo aconteceu enquanto a criança de 11 meses se alimentava com leite na mamadeira.

Kimberly Marrara é tia do pequeno Olavo e foi quem teve o impulso de sair correndo com o bebê no colo.

Até a Unidade Básica de Saúde a família levou 5 minutos. Ao chegar no local, o cenário que as enfermeiras viram era de poucas chances de não gerar sequelas ou então de que ele saísse dessa vivo.
Danielle Lima, técnica de enfermagem que trabalhava no dia, conta que o menino tinha 100 mililitros de leite no pulmão e foi preciso uma intervenção com sonda para salvá-lo.

Bem recuperada, a criança e a família puderam reencontrar os profissionais de saúde que ajudaram a resgatar Olavo. Com um sorriso no rosto, o pequeno brincou com os servidores e mãe e tia respiraram aliviadas por conseguir salvar ele sem sequelas.

 

De acordo com Pedro Almeida, diretor do sistema de Urgência e Emergência de Curitiba, esses casos não são raros, sendo preciso que os pais estejam preparados.

Além de levar até uma instituição de saúde, a recomendação é fazer o acionamento do Samu pelo telefone 192.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]