O governo do Paraná anunciou ter recebido, nesta terça-feira (30), a Licença Ambiental de Instalação para a construção da Ponte de Guaratuba. O documento, que é emitido pelo Instituto Água e Terra (IAT), era o último necessário para que a obra pudesse seguir a diante.
A entrega do documento foi oficializada durante cerimônia realizada às margens da Baía de Guaratuba, no litoral do estado. O evento contou com a participação de autoridades e do governador Ratinho Júnior (PSD).
A ponte conta com um investimento de R$ 386,9 milhões e deve ficar pronta em 24 meses. A estrutura contará com 1,2 km de extensão e terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreira rígidas em concreto, calçadas, ciclovias e guarda-corpo.
A obra é administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A ponte contará com um vão principal de 160 metros, com um canal de navegação de 17 metros de altura e 90 metros de largura.
O projeto contará com 951 metros de acesso no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. A obra contará ainda com a implementação de vias locais e uma conexão à Estrada de Cabaraquara. Outras obras, como estruturas de contenção com cortina atirantada e terra armada estão previstas no pacote.