A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve receber, nesta quinta-feira (4), o relatório com as informações do projeto de concessão das rodovias federais e estaduais que cruzam o Paraná. O documento será apresentado durante a reunião prevista para esta tarde.

Conforme a ANTT, os documentos passaram por um longo processo de Audiência Pública, com ampla participação de interessados, com mais de 6 mil contribuições.

Todas as contribuições recebidas serão respondidas e constam no relatório, que será divulgado no portal da ANTT, após aprovação da diretoria, assim como os estudos atualizados e os documentos que compõe o edital.

No relatório estão as propostas para as tarifas nas praças de pedágio.

De acordo com o Governo do Paraná, o trajeto entre Curitiba e Foz do Iguaçu, por exemplo, com nove praças de pedágio, custa atualmente R$ 131,20, mas poderá ter uma redução de, pelo menos, 35% com os novos contratos.

Conforme o Ministério da Infraestrutura, os novos contratos dos pedágios serão divididos em seis lotes e serão leiloados separadamente na Bolsa de Valores.

Recentemente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) postergou a previsão de assinatura dos contratos com as novas concessionárias das Rodovias Integradas do Paraná para o quarto trimestre de 2022. A consequência disso é que o estado pode ficar até um ano sem a cobrança de pedágio.

Enquanto não houver a cobrança, a manutenção das estradas estaduais, por exemplo, será de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Por conta disso, o DER/PR marcou para o dia 12 de novembro a abertura dos envelopes com os documentos de habilitação das empresas que apresentaram propostas de preços da licitação para a manutenção das rodovias estaduais do Anel de Integração.