Uma explosão com álcool 70% deixou uma mulher gravemente ferida nesta segunda-feira (29) em Curitiba. Ela é funcionária de uma cafeteria no bairro Boqueirão. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela abasteceu o reservatório de um fogareiro de alimentação com o líquido inflamável no momento do acidente. A mulher apresentava várias queimaduras quando foi socorrida e foi encaminhada ao Hospital Evangélico Mackenzie.
De acordo com a Capitã Luisiana Cavalca, do Corpo de Bombeiros, é preciso ter cuidado ao manusear o produto para reabastecer esses fogareiros, tipo rechaud.
A comercialização do álcool líquido 70% voltou a ser proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em mercados e farmácias de todo o Brasil no início deste mês. A venda da versão em gel continua normalmente.
Em 2002, o álcool líquido 70% foi proibido devido ao grande número de acidentes registrados. Mas, em 2020, o item voltou às prateleiras como tentativa de conter a propagação do Covid-19. A exceção terminou em dezembro do ano passado e, agora, há este prazo para adaptação.