Um homem, de 57 anos, foi preso nesta segunda-feira (29) por tráfico de animais e maus-tratos no Sítio Cercado, em Curitiba. De acordo com as investigações, o indivíduo é especializado no tráfico de aves. Ao todo, 34 animais foram apreendidos em situação de maus-tratos.

Segundo o delegado Guilherme Dias, o homem foi preso em flagrante e deve responder por tráfico de animais e maus-tratos, com penas que podem chegar a 3 anos de prisão.

Os pássaros foram encaminhados ao Instituto Água e Terra, que fará uma triagem daqueles que podem ser soltos na natureza e daqueles que precisarão viver em santuários.

Em casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online, no site da Polícial Civil do Paraná ((https://www.policiacivil.pr.gov.br)).

Nestas situações, é necessário que o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A população pode, ainda, denunciar o crime de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da PCPR e, em Curitiba, diretamente à equipe de investigação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, pelo número (41) 3251-6200.