Mais de 20% das famílias paranaenses estão com contas atrasadas. O levantamento foi feito pela Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e equivale ao mês de junho.

Conforme a pesquisa, essa dificuldade em pagar as contas em dia é observada desde o começo do ano. Entretanto, as famílias que não terão condições de pagar suas dívidas baixaram de 7,8% em maio para 7,7% em junho.

O levantamento mostra também que 92,7% das famílias paranaenses possuíam algum tipo de dívida no mês passado. Em maio, esse percentual era de 92,5%.

Mais uma vez, o cartão de crédito foi o “vilão” das famílias, correspondendo a quase 83% das dívidas dos paranaenses em junho, seguido pelo financiamento de carro, com 11,9%, e pelo financiamento imobiliário, com 6,3%.

O tipo de dívida com maior variação quando comparado com o mês de maio foi o financiamento de veículo, que apresentou crescimento de 59,5%, puxado pelas famílias de menor renda.

Além disso, conforme a Fecomércio PR, o endividamento aumentou entre as famílias de menor renda, nas quais 92,2% possuíam algum tipo de dívida em junho. Em maio esse percentual era de 91,9%. Já entre as famílias com renda acima de dez salários-mínimos o endividamento se manteve estável, em 95,2%.