Com um empate por 1 a 1 diante do Athletico, neste domingo (27), no Couto Pereira, o Coritiba se classificou para a decisão do Campeonato Paranaense. O time do técnico Gustavo Morínigo atuou com um jogador a menos desde os sete minutos da etapa final, quando foi expulso o volante Willian Farias.

O gol alviverde foi marcado por Alef Manga, atacante que foi também o artilheiro do primeiro Atletiba desta semifinal, a vitória coxa-branca por 2 a 1, quarta-feira passada (23), na Arena da Baixada. Pablo empatou para o rubro-negro, de pênalti, no lance que causou a expulsão de Willian Farias.

Na disputa do título, o Coritiba vai enfrentar 0 Maringá, que empatou sem gols com o Operário durante o tempo normal e eliminou a equipe de Ponta Grossa nos pênaltis, por 5 a 3, no Willie Davids, em Maringá, também neste domingo. A decisão começa em Maringá, às 20h, na próxima quarta-feira (30). A segunda partida está marcada para domingo (3), às 16h, em Curitiba.

O Atletiba deste domingo foi muito movimentado nos dois tempos. Na primeira etapa, o goleiro atleticano Santos evitou gols de Igor Paixão e Alex Manga e o coxa-branca Alex Muralha espalmou contra Terans e Pablo. O primeiro gol aconteceu na terceira investida alviverde, aos 35 minutos, quando Thonny Anderson lançou à direita para Alef Manga, que chutou cruzado.

Nos primeiros minutos da segunda etapa, novas ações dos goleiros: Alex Muralha rebateu após um chute de Terans e Santos fechou a meta contra Igor Paixão. O empate atleticano ocorreu aos 12 minutos da etapa final: Pablo cobrou pênalti apontado após um toque no braço de Willian Farias, que recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, foi expulso.

Mesmo a vantagem de um jogador a mais para o Athletico, o jogo continuou equilibrado. Pelo lado rubro-negro, Pedro Henrique criou as melhores chances com um cabeceio, que fez a bola passar perto da trave, e uma bomba, esta espalmada por Alex Muralha. Pelo Coritiba, finalizações de Alef Manga e Egídio fizeram Santos aparecer novamente.

Na última grande finalização, aos 45 minutos do segundo tempo, Jader calibrou forte da meia direita e Alex Muralha mandou para escanteio, confirmando estar em boa fase. O goleiro do Coritiba também se destacou no jogo de quarta-feira na Arena da Baixada.

Os dois Atletibas desta semifinal tiveram apenas a torcida do mandante. Nas duas partidas, o número de pagantes foi próximo: 21.373 na Arena da Baixada; 20.934 no Couto Pereira.

CORITIBA 1 x 1 ATHLETICO
Domingo, 27/3 – Couto Pereira – 16h
Gols: Alef Manga (Coritiba) aos 35 minutos do 1º tempo e Pablo (Athletico) aos 12 minutos do 2º tempo
Árbitro: Lucas Paulo Torezin, auxiliado por Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos
Expulsão: Willian Farias (Coritiba) aos 7 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Willian Farias, Egidio, Léo Gamalho, Henrique (Coritiba), Santos, Christian, Pablo Siles, Abner e Terans (Athletico)
Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Egídio (Guilherme Biro); Willian Farias, Andrey (Bernardo) e Thonny Anderson (Val); Igor Paixão, Léo Gamalho e Alef Manga (Márcio Silva); técnico: Gustavo Morínigo.
Athletico: Santos; Dani Bolt (Jader), Zé Ivaldo, Pedro Henrique e Abner; Pablo Siles (Pierre), Christian e Terans; Davi Araújo (Pedrinho), Pablo e Rômulo (Guilherme Bissoli); técnico: Lucho González (interino). O técnico Alberto Valentim cumpriu suspensão.

CAMPEONATO PARANAENSE

Semifinais
Rodada de ida
Quarta-feira, 23/3
20h… Athletico 1 x 2 Coritiba (Arena da Baixada, em Curitiba)
Quinta-feira, 24/3
20h… Operário 1 x 1 Maringá (Germano Krüger, em Ponta Grossa)
Rodada de volta
Domingo, 27/3
16h… Coritiba 1 x 1 Athletico (Couto Pereira, em Curitiba)
18h… Maringá 0 x 0 Operário (Willie Davids, em Maringá)
pênaltis: Maringá 5 x 3

Finais
Quarta-feira, 30/3
20h… Maringá x Coritiba (Willie Davids, em Maringá)
Domingo, 3/4
16h… Coritiba x Maringá (Couto Pereira, em Curitiba)
Em caso de empate no saldo de gols após o segundo confronto, a disputa vai para os pênaltis.