Com dois gols de Alef Manga, o Coritiba derrotou o Athletico, por 2 a 1, no clássico que abriu a semifinal do Campeonato Paranaense. A vitória nesta quarta-feira (23), na Arena da Baixada, foi a primeira do alviverde sobre o rival desde março de 2020, quando houve uma goleada de 4 a 0 no Couto Pereira (depois, quatro triunfos do rubro-negro e dois empates).

No próximo domingo (27), às 16h, no Couto Pereira, o time do treinador Gustavo Morínigo vai ter a vantagem do empate para chegar a decisão. Para reverter a situação, a equipe do técnico Alberto Valentim precisa ganhar por um gol de diferença para provocar pênaltis ou por dois (ou mais) para se classificar no tempo normal. Valentim, no entanto, não estará à beira do gramado porque foi expulso no final do clássico desta quarta. O auxiliar-técnico Lucho González vai substituir o treinador que, pela segunda partida seguida, ouviu gritos de protestos (“Fora, Valentim”) da torcida rubro-negra

No lance do primeiro gol, aos dez minutos, Alef Manga concluiu um ataque iniciado com uma má reposição do goleiro atleticano Santos. Aos 14, Terans empatou após um cruzamento rasteiro de Jader, que apareceu na ponta direita (na mesma jogada, Dani Bolt tocou de calcanhar para Jader). O segundo gol do artilheiro da noite, aos 43, aconteceu na sequência de uma falta cobrada pelo goleiro Alex Muralha no campo de defesa.

Se o Coritiba atacou mais no primeiro tempo (além dos gols, houve um cabeceio de Igor Paixão, que exigiu defesa do goleiro Santos), o Athetico teve muito mais volume na segunda etapa. No entanto, o rubro-negro esbarrou em Alex Muralha, que fechou a meta diante de um cabeceio de Pablo e de um forte chute de Pedro Henrique, que arriscou de fora da área. Na última finalização, aos 49, Thiago Heleno teve a chance do empate, mas a bola saiu pela linha de fundo, perto da trave esquerda alviverde.

Um acordo entre os clubes determinou que os clássicos desta semifinal tenham apenas a torcida do time da casa. Nesta quarta, a Arena recebeu 21.373 atleticanos. Domingo, apenas coxas-brancas terão acesso ao Couto Pereira.

ATHLETICO 1 x 2 CORITIBA
Quarta-feira, 23/3 – Arena da Baixada – 20h
Gols, todos no 1º tempo: Alef Manga (Coritiba) aos 10 minutos, Terans (Athletico) aos 14 e Alef Manga (Coritiba) aos 43
Árbitro: Lucas Paulo Torezin, auxiliado por Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn
Cartões amarelos: Matheus Fernandes, Davi Araújo, Pablo Siles (Athletico), Alex Muralha, Warley e Clayton (Cotitiba)
Renda: R$ 635.305,00
Público pagante: 21.373 (total: 22.764)
Athletico: Santos; Dani Bolt (Daniel Cruz), Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Christian, Matheus Fernandes (Pablo Siles) e Terans; Davi Araújo, Pablo e Jader (Rômulo); técnico: Alberto Valentim.
Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Val (William Farias), Andrey e Thonny Anderson (Guilherme Biro); Igor Paixão, Léo Gamalho (Clayton) e Alef Manga (Régis); técnico: Gustavo Morínigo.

CAMPEONATO PARANAENSE
Semifinais
Rodada de ida
Quarta-feira, 23/3
20h… Athletico 1 x 2 Coritiba (Arena da Baixada, em Curitiba)
Quinta-feira, 24/3
20h… Operário x Maringá (Germano Krüger, em Ponta Grossa)
Rodada de volta
Domingo, 27/3
16h… Coritiba x Athletico (Couto Pereira, em Curitiba)
18h… Maringá x Operário (Willie Davids, em Maringá)

Em caso de empate no saldo de gols após o segundo confronto, a disputa vai para os pênaltis.