O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou um programa para apoiar empresas interessadas na validação e verificação de projetos e inventários de carbono e de gases de efeito estufa. Por meio do programa, o Tecpar avalia a metodologia utilizada na elaboração de projetos que mensuram a emissão, redução e remoção de carbono, e atesta se ela foi aplicada corretamente.

Mercado de carbono

Os créditos de carbono permitem que as empresas reduzam sua pegada de carbono e se tornem mais sustentáveis. Eles podem ser negociados por meio de compra e venda, conforme a necessidade da empresa. Atualmente, existem o mercado de crédito de carbono vinculado ao ONU, que é o mercado regulado, e também o mercado voluntário.

Neocarbon

O primeiro certificado emitido pelo programa foi entregue nesta quinta-feira (21) para o Instituto Neocarbon, sediado em Joinville (SC). Fundado em 2019, o instituto é uma entidade sem fins lucrativos que atua no registro de projetos de carbono e de pagamento por serviço ambiental no Brasil. Em 2021, implantou uma plataforma digital e se tornou a primeira empresa brasileira a fazer esse tipo de registro de projetos de carbono e pagamento por serviços ambientais, principalmente de pequenas propriedades rurais, sendo este seu grande diferencial de mercado.

Etapas

O processo de certificação é feito em três etapas: análise documental, visita técnica e recálculo. Na primeira etapa, o objetivo é verificar se há condições de seguir com o processo e se há evidências de que tudo está sendo feito da forma correta. Na visita in loco, os técnicos analisam como o inventário ou projeto foi realizado.

Em seguida, com os dados fornecidos pelo cliente, é hora de refazer os cálculos e conferir na literatura se o que foi realizado está coerente para aquela área e tipo de vegetação e verificar se a quantificação do carbono que foi estocado ou que deixou de ser emitido, está de acordo com o que a metodologia prevê.

Com informações da AEN