A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) apresentou o início do projeto do VLT Expresso Metropolitano, que deve ser implantado entre Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, e vai beneficiar milhares de usuários do transporte público. A apresentação ocorreu, nesta quarta-feira (8), com a presença de representantes dos dois municípios, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e também do governo do estado. O traçado do VLT deve ter cerca de 21,5 quilômetros de extensão.

Atualmente utilizado por cerca de 120 mil pessoas diariamente, o novo sistema deve substituir o BRT do eixo Boqueirão e assim permitir um deslocamento mais rápido, moderno e eficiente entre o Aeroporto Afonso Pena e o Terminal Central de São José dos Pinhais, com os terminais Boqueirão, Carmo e Hauer, além de conexões com a Linha Verde, o Tribunal Regional Eleitoral, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Centro Cívico, em Curitiba.

Foto: Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep)

A expectativa é que o projeto executivo fique pronto até o segundo semestre de 2025, como destacou o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Eduardo Pimentel falou que o VLT não é uma substituição do BRT e sim uma complementação.

O presidente da Amep, Gilson Santos, falou sobre um trabalho prévio feito pelo governo do estado, pelas prefeituras de São José dos Pinhais e de Curitiba, por meio da Urbs e do IPPUC.

A superintendente de Soluções para Cidades do BNDES, Luciene Machado, disse que já existe um diagnóstico e o conhecimento da situação local do transporte de passageiros no eixo escolhido, mas ainda falta um detalhamento. Portanto, assim que houver todas as definições, como investimentos, custos operacionais, entre outros, será feita audiência pública, para que todos os estudos sejam partilhados com a sociedade.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, falou sobre os benefícios do VLT para a população das duas cidades.

A expectativa é que em setembro de 2025 ocorra o leilão na B3, em São Paulo.