Os deputados estudais apresentaram 848 emendas parlamentares para modificações ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2022.

Esse é o momento de definir como o Governo vai investir os recursos do estado no próximo ano, em quais áreas, quanto e de que forma.

O projeto que prevê o orçamento para o ano que vem foi enviado pelo Poder Executivo no dia 30 de setembro, com receita total de R$ 54,6 bilhões, um aumento de 9% em relação à LOA de 2021 impulsionado pela inflação.

Em entrevista à rádio CBN Curitiba na manhã desta quinta-feira (18) o governador do Paraná, Ratinho Junior, falou de um déficit de quase R$ 3 bilhões por conta da pandemia de Covid-19.

O governador está otimista. A situação financeira do estado pode ser driblada com a alta na geração de empregos e o crescimento na indústria e no comércio do estado.

O próximo passo agora é de análise de toda a peça orçamentária que compõe a LOA, considerando aspectos técnicos, formais e de mérito do que está proposto. A partir de então, é elaborado um parecer na forma de substitutivo geral que é submetido à votação na Comissão de Orçamento. Somente depois de aprovado na Comissão, é que o projeto segue para votação em plenário na Assembleia Legislativa do Paraná. E todo esse processo deve acontecer ainda neste ano.

A Lei Orçamentária Anual estima a receita, fixa as despesas e indica programas e ações que serão realizadas no ano seguinte. O documento informa projetos, atividades e operações especiais, com suas fontes de recursos.