Acaba nesta quarta-feira (4) o prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor para quem pretende votar nas Eleições de 2022. Apesar de a Justiça Eleitoral recomendar que as pessoas não deixem para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações, a realidade é diferente.

Na manhã desta terça-feira (3), no Tribunal Regional Eleitoral, no bairro Parolin, em Curitiba, por exemplo, centenas de pessoas procuravam atendimento.

O porteiro Pedro Neuraci da Rocha, de 52 anos, precisava regularizar o título de eleitor. Ele já tinha ido até lá na segunda-feira (2), mas pela fila, decidiu voltar nesta manhã. Esperou uma hora, mas deu tudo certo.

Já a Júlia Ribeiro, de 54 anos, precisou trocar o local de votação. Deixou quase para a última hora.

Só na segunda-feira, foram quase 1,3 mil atendimentos presenciais, em Curitiba, fora as pessoas que fizeram pela internet.

Aliás, tudo pode ser feito pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado, como explica a coordenadora de comunicação social do órgão, Rubiane Kreuz.

Ela lembra que o sistema, por ser nacional, pode apresentar instabilidade ao longo do dia, mesmo assim, é a alternativa mais fácil para o eleitor.

O documento do eleitor pode ser obtido no aplicativo e-Título (Google Play ou App Store) ou impresso em casa a segunda via, em qualquer tipo de papel.

O atendimento presencial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Curitiba, é feito das 09 horas da manhã até as 18 horas, tanto nesta terça-feira, quanto na quarta-feira.