O governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou na manhã desta quarta-feira (27) a mudança de secretário na Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP). A troca acontece dez dias após criminosos atacarem uma transportadora de valores e também o Batalhão da Polícia Militar, em Guarapuava, na região Centro-Sul do estado.

Apesar disso, o governo estadual afirma que essa é a sequência das mudanças de secretariado que iniciaram neste mês de abril.

O coronel do Exército Rômulo Marinho Soares assumiu a pasta em maio de 2019, substituindo o general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, que assumiu a diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional.

Segundo o governo estadual, Marinho deixa a pasta após ter iniciado um plano de modernização de R$ 2 bilhões, que contou com a retomada da construção de presídios, entrega de equipamentos (viaturas, armas e coletes), modernização das carreiras das forças de segurança, implementação do Departamento de Polícia Penal e retirada definitiva dos presos do Paraná da administração da Polícia Civil, encerrando desvio de função que se arrastava há anos.

No entanto, o secretário foi questionado durante os ataques que aconteceram entre a noite do dia 17 e a madrugada do dia 18 de abril, em Guarapuava, quando um grupo criminoso invadiu a cidade e tentou assaltar uma transportadora de valores e também atacou o 16º Batalhão da Polícia Militar. Na ocasião, um policial militar morreu e outro ficou ferido.

Rômulo Marinho Soares afirmou que o plano de contingência da segurança pública foi capaz de fazer os criminosos fugirem. Mas em uma nota, policiais militares que atuam na cidade afirmaram que não existia plano de contingência e que, os próprios policiais se uniram para enfrentar os criminosos.

Segundo Ratinho Júnior, Marinho fez mudanças importantes na Secretaria e, a partir de agora, “vai cumprir uma nova missão”. No entanto, não foi informado se ele deve ocupar um novo cargo no governo estadual.

Quem assume a secretaria de Segurança Pública, a partir de agora é Wagner Mesquita, que estava na direção-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Wagner Mesquita é delegado da Polícia Federal e já foi secretário de Segurança Pública do Paraná entre maio de 2015 e fevereiro de 2018, no governo de Beto Richa.

O novo diretor-geral do Detran-PR será Adriano Furtado, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal e ex-superintendente da PRF no Paraná. Ele era diretor de Operações do Detran.