A semana vai começar com sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Paraná. Essa é uma prática comum nesta época do ano no legislativo, por causa da proximidade do recesso parlamentar.

Dezessete projetos entram na ordem do dia da sessão ordinária e seis na sessão extraordinária. Entre os projetos que serão votados está a proposta do governo que entrou em regime de urgência e estabelece as regras para o pagamento do consumo de energia elétrica para as famílias de baixa renda no Paraná.

De autoria do Poder Executivo, o Programa Energia Solidária beneficia famílias cujas unidades consumidoras sejam utilizadas exclusivamente para fins residenciais e que atendam vários requisitos estabelecidos na legislação. A matéria, vai ser votada em primeira discussão na sessão ordinária e em segunda discussão na sessão extraordinária.

O governo possui maioria na casa e não deve enfrentar problemas para garantir que o projeto seja aprovado. A justificativa para a pressa é a pandemia.

Em setembro de 2021, o Energia Solidária beneficiou 187 mil famílias de baixa renda e nova proposta amplia o programa para 289 mil famílias.