O número de casos ativos do novo coronavírus, em Curitiba, continua subindo. Com isso, a capital paranaense segue acumulando recordes de pessoas diagnosticadas com a doença e com potencial de transmissão.

Nesta quarta-feira (2), foram confirmados 16.269 casos ativos da Covid-19 na cidade. Este foi o terceiro dia seguido com recorde de casos ativos na cidade.

Antes disso, o pico de casos ativos tinha sido registrado em 15 de março de 2021, ainda no início da vacinação contra o novo coronavírus.

Apesar do aumento nos casos ativos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz não observar o mesmo crescimento no número de internamentos.

Nesta quarta-feira, por exemplo, a taxa de ocupação dos 117 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 estava em 76%. Já a taxa de ocupação dos 256 leitos de enfermaria SUS Covid-19 está em 68%.

Por outro lado, nas unidades de saúde, o movimento segue intenso. A Prefeitura de Curitiba mantém, pelo menos até esta sexta-feira (4), o atendimento exclusivo para pessoas com sintomas de síndromes respiratórias em 12 unidades de saúde.

Nesses locais são atendidos exclusivamente casos suspeitos e com sintomas leves de gripe e Covid-19, como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, ou de emergência.

Conforme a SMS, a orientação, em caso de sintomas de gripe ou Covid-19, é ligar para a Central 3350-9000, antes de procurar uma unidade de saúde.