O Conselho Regional de Engenharia do Paraná (CREA-PR) identificou uma irregularidade na execução da estrutura de concreto pré-fabricado no supermercado onde um desabamento, em 22 de março, matou três pessoas em Pontal do Paraná, no litoral do estado.

A informação acabou sendo divulgada em um relatório de fiscalização da obra que trata sobre o projeto. A vistoria foi realizada em novembro do ano passado e, segundo o órgão, foi nesta análise na qual a irregularidade foi constatada por parte dos peritos.

O desabamento aconteceu em uma área onde estavam armazenadas caixas d’água para abastecimento do empreendimento, inaugurado um dia antes do incidente. No relatório, que constatou o problema na estrutura pré-moldada, o proprietário do supermercado foi notificado.

SAIBA MAIS:



Neste caso, foi constatada a responsabilidade profissional, ou seja, do engenheiro civil e demais trabalhadores envolvidos. Além desse problema, a vistoria também identificou um problema relacionado ao programa de gerenciamento de riscos.

O órgão apontou a falta de um programa para essa questão. Por conta disso, um comunicado foi entregue aos responsáveis para que a situação fosse corrigida. O gerente regional do CREA-PR, Eduardo Ramires, apontou que um novo relatório, após o desabamento, foi elaborado.

O relatório fará parte de um possível processo a ser que será instruído com informações de outros órgãos que acompanharam o caso. Após a divulgação dos pareceres, haverá uma análise interna no CREA-PR, para apurar a conduta profissional dos envolvidos no incidente.

O CREA-PR encaminhou, no início do mês, uma cópia dos processos de fiscalização para a Polícia Civil em Pontal do Paraná. A equipe do Conselho também esteve no local do incidente para contribuir com as investigações. O inspetor Davi José De Grandi falou que pode haver punição.

O CREA-PR informou que tem um procedimento padrão adotado quando acontecem incidentes, como o desabamento do supermercado. O órgão também aguarda o retorno de outros documentos de outras investigações para dar continuidade no processo interno de apuração.