Com a previsão de aumento nas pancadas de chuva, o risco de incêndios florestais deve diminuir nesta semana no Paraná, segundo informações do Simepar. No último dia 06 o instituto havia emitido um alerta para alto risco de incêndios devido às temperaturas muito elevadas.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinal Kneib, a previsão indica pancadas de chuva mais frequentes no Leste e Campos Gerais, o que deve reduzir os riscos nas próximas 48 horas.

Para esta semana, os riscos são maiores nas regiões sudoeste e norte do estado, áreas que já registram tempo seco desde as últimas semanas. Além de áreas florestais, o cuidado também vale para regiões de plantio.

Em períodos de maior seca o cuidado da população também pode contribuir para evitar focos de incêndio. Segundo dados do Governo do Paraná a cada 10 incêndios florestais, nove são causados por alguma irresponsabilidade humana.

As ocorrências ligadas a fogo aumentaram para 14.065 em 2023, contra 11.803 casos em 2022.
A tenente do Corpo de Bombeiros, Ivna Caroline Dias, lembra que não se deve jogar cigarros no meio ambiente e não realizar queimadas no quintal de casa para tentar eliminar alguns objetos.

Ela também explica que até mesmo objetos como garrafas plásticas podem iniciar um incêndio acidental. Ao entrar em contato com o sol, o objeto pode atuar como uma lupa e criar chamas.

Causar incêndios, mesmo que sem querer, é considerado crime e o infrator pode ser penalizado com reclusão de dois a quatro anos e multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, dependendo do número de hectares afetados pelo fogo e dos danos causados à fauna e à flora.

Ao avistar um foco de incêndio a orientação é de nunca tentar combater o fogo sozinho. É preciso é procurar um local seguro, avisar os vizinhos e acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193.