Os Correios anunciaram a suspensão temporária da coleta de doações de roupas e calçados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. De acordo com o levantamento da estatal, mais dos itens arrecadados até agora são deste tipo, como detalha o superintendente dos Correios, Marcos Paulo Paim.

Os Correios pedem que a população não deixe de doar, mas que direcione os esforços para a entrega de água, alimentos da cesta básica, ração para pets, material de limpeza e de higiene pessoal.

Nos quartéis do Corpo de Bombeiros do Paraná ainda é possível realizar a doação de roupas e calçados. No entanto, é preciso que a população envie itens limpos e em condições de uso. Isso porque as vítimas da tragédia não possuem acesso à água para lavar os itens e precisam que eles sejam entregues para o uso imediato.

Outras ações também fortalecem o recebimento de doações e envio para o Rio Grande do Sul. Na capital paranaense, o Festival Coolritiba, que acontece neste sábado (18), anunciou que vai arrecadar água mineral, alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza na entrada da festa.
Caroline Hecke, head de comunicação do Festival afirma que além da arrecadação, adotaram uma politica de reembolso para as vítimas que pretendiam ir aos shows, mas estão presas na catástrofe.

O Festival tem parceria com a prefeitura de Curitiba, que já enviou mais de 27 toneladas de donativos ao estado gaúcho.

O Paraná já enviou, por meio da campanha SOS RS, mais de 3 mil toneladas de doações ao Rio Grande do Sul. Ao todo, 6,5 mil toneladas de ajuda humanitária para as vítimas das chuvas foram arrecadadas. Mais de 300 caminhões da Defesa Civil e parceiros já foram encaminhados ao estado gaúcho.

Segundo o superintendente dos Correios, toda a logística no Rio Grande do Sul tem sido feita pela Defesa Civil do estado atingido.