A BR-277, no km 307 (Serra da Esperança), está parcialmente interditada devido ao risco de deslizamento de terra, sem previsão para normalização do fluxo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio teve início às 22h desta terça-feira (16). Inicialmente, houve opção pelo bloqueio total, mas parte da pista foi liberada no início da tarde desta quarta-feira (17), após limpeza da pista.
Engenheiros e técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizarão uma avaliação para garantir a segurança da via.
O inspetor Elder Tozetto, chefe da delegacia de Guarapuava da PRF, conta mais detalhes sobre a situação.
Para orientar os motoristas, foram estabelecidas rotas alternativas tanto para o oeste do estado, pela PR 364, quanto para a capital, com sinalização adequada ao longo das BRs 277 e 373. Equipes da PRF e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também estão posicionadas para auxiliar os condutores na região do Distrito de Guará. A rota alternativa, no sentido crescente, passa por Irati, Inácio Martins, Guará e Guarapuava.
A concessionária Via Araucária informa que o trecho não faz parte de sua abrangência, mas está orientando os usuários nas praças de pedágio e mantém viaturas nas BRs 277 e 373, além de painéis de sinalização indicando a rota alternativa.
Por: Nasidi Cerqueira com supervisão de Lucian Pichetti
Matéria atualizada às 13h30