A primeira sessão do ano teve a presença do governador Ratinho Jr., que entregou ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, a mensagem e o plano de governo para 2022. Ratinho fez um balanço das atividades de 2021 e falou sobre a expectativa para este ano eleitoral.

Segundo ele, as eleições devem influenciar na troca de cargos dentro do governo.

O presidente da casa, deputado Ademar Traiano reforçou a importância da sintonia entre os Poderes, agradecendo a presença do vice-governador do Estado, Darci Piana, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto e do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia. Neste ano, o presidente do legislativo aposta em projetos que não gerem discussões acaloradas na casa.

Por causa do número de casos de Covid-19, as sessões acontecerão em modelo híbrido. Desde 19 de janeiro a Assembleia Legislativa do Paraná voltou a adotar medidas mais restritivas e limitar o acesso de visitantes. As reuniões da Comissão de Constituição e Justiça também seguirão o mesmo protocolo de segurança, no modo remoto, com transmissão ao vivo pela Tv Assembleia e redes sociais da casa.