A explosão em um silo da cooperativa C.Vale em Palotina deixou dezenas de pessoas feridas e ao menos oito morreram em decorrência dos ferimentos. A situação começou na tarde desta quarta-feira (26).

O QUE SE SABE ATÉ O MOMENTO SOBRE A TRAGÉDIA?

Silo explode em complexo agroindustrial da cooperativa C.Vale, em Palotina deixando mortos e feridos. Foto: Reprodução.

– QUARTA-FEIRA (26): A EXPLOSÃO

• 16h30 – explosão no silo de armazenagem de grãos da cooperativa Cvale é registrado

Equipes de socorro chegam ao local para realizar o atendimento e localizar possíveis vítimas.

• 17h00 – acionamento de familiares de vítimas para acompanhamento dos feridos em unidades de saúde de Palotina

• 18h00 – Vítimas são atendidas em unidades de saúde de Palotina e transferidas para hospitais da região

• 23h00 – C.Vale divulga nota comunicando explosão e informando que o atendimento às vítimas está sendo feito, com apoio de equipes da empresa

explosão palotina

Foto: Corpo de Bombeiros.

– QUINTA-FEIRA (27): BOMBEIROS TRABALHAM PARA LOCALIZAR E SOCORRER VÍTIMAS

• 00h50 – mulher de 33 anos, com 80% do corpo queimado, é transferida de avião para o Hospital Evangélico Mackeznie, em Curitiba

•2h00 – homem de 30 anos, de nacionalidade haitiana, é resgatado com vida dos escombros e encaminhado para o hospital de Cascavel, com queimaduras de 3º grau

• 3h00 – Corpo de Bombeiros contabiliza sete mortes, 12 vítimas encaminhadas para hospitais e um desaparecido

• 8h15 – Corpo de Bombeiros confirma oitava morte

Presidente da C.Vale se pronuncia após explosão em Palotina. Vídeo: C.Vale.

10h00 – presidente da C Vale, Alfredo Lang, envia à imprensa um vídeo lamentando a morte dos colaboradores e informando os esforços feitos para mitigar os danos da explosão

• 11h00 – Secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, confirma, em entrevista coletiva, que 20 pessoas atingidas pela explosão. Ainda há uma pessoa desaparecida nos escombros

• 14h45 – Foram confirmadas as identidades das vítimas. Segundo a polícia, são sete homens de origem haitiana e um brasileiro:

As vítimas da explosão em Palotina. Arte: Higor Paulino/CBN Curitiba.

Alfred Lesperance – 44 anos (haitiano)
Eugênio Metelus – 53 anos (haitiano)
Donald ST Cyr – 24 anos (haitiano)
Jean Michee Joseph – 29 anos (haitiano)
Jean Ronald Calix – 27 anos (haitiano)
Louis Michelet – 41 anos (haitiano)
Reginaldo Gegrard – 30 anos (haitiano)
Saulo da Rocha Batista – 53 anos (brasileiro)

• 15h – O governador em exercício Darci Piana visitou o local da explosão nesta quinta-feira ao lado do prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, representantes da C.Vale e outras autoridades.

O Corpo de Bombeiros segue com as buscas e o trabalho de limpeza do local. Os trabalhos estão dedicados à retirada do volume de grãos de milho do silo 3. Essa operação é realizada de maneira intensa e gradual, e contará com apoio de sugadores de grãos.

O governador em exercício Darci Piana visitou o local da explosão. Vídeo: Governo

• 17h30 – Os sete haitianos que morreram durante a explosão na cooperativa C.Vale serão velados no Ginásio de Esporte Romeu Hendge em Palotina. O brasileito de 53 anos será velado em uma capela funerária.

O sepultamento deve acontecer ainda na manhã de sexta-feira (28) no Cemitério Municipal. O horário ainda não foi definido.

– SEXTA-FEIRA (28): TERCEIRO DIA DE BUSCAS E VELÓRIO DAS VÍTIMAS

Explosão em Palotina: bombeiros buscam desaparecido em depósito de grãos. Imagens: Corpo de Bombeiros.

• 8h – Equipes do Corpo de Bombeiros seguem com as buscas pela vítima desaparecida dentro de um silo na C.Vale

• 8h30Velório de sete vítimas da explosão, todos haitianos, acontece de forma coletiva no Ginásio da Umesp, em Palotina

• 10h – Corpo de Saulo da Rocha Batista, vítima brasileira, foi sepultado em Palotina.

• 11h – Comandante do Corpo de Bombeiros em Cascavel relata a complexidade das buscas pelo desaparecido após a explosão em Palotina. As equipes atuam em três frentes, utilizando equipamentos e cães.

– SÁBADO (29): VISITA DE MINISTRO NO LOCAL DA EXPLOSÃO

• 8h – Buscas por desaparecido entram no quarto dia

• 12h – Receberam alta três vítimas da explosão que estavam hospitalizadas na região.

• 15h – O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, visitou a cooperativa C.Vale, acompanhado de autoridades federais e do governo federal

– DOMINGO (30): BOMBEIROS AVANÇAM NAS BUSCAS

• 8h – Os bombeiros conseguiram retirar os destroços que bloqueavam a entrada do túnel do silo onde aconteceu a explosão, mas ainda sem localização da vítima. Paralelamente segue a retirada de grãos do local.

– SEGUNDA-FEIRA (31): POLÍCIA ESPERA CONCLUIR INQUÉRITO EM 30 DIAS

• 8h – Os bombeiros encontraram no interior do túnel do silo a identidade da vítima desaparecida, o que garante o ponto exato de busca. Seguem os trabalhos para localização.

Polícia Civil espera concluir inquérito sobre explosão em Palotina em até 30 dias. Imagens: Polícia Civil e Corpo de Bombeiros do Paraná.

• 12h – A Polícia Civil do Paraná informou que segue investigando as causas da explosão em Palotina. A expectativa é concluir o inquérito sobre o caso em até 30 dias, conforme previsão divulgada pelo delegado Rodrigo Baptista, responsável pelas investigações no oeste paranaense. De acordo com ele, duas testemunhas já foram ouvidas e vítimas da tragédia vão prestar depoimento nos próximos dias.

• 15hCorpo de Bombeiros confirma a localização do corpo da vítima desaparecida. Ainda seguem os trabalhos para concluir o resgate.

vítima explosão Palotina

Wicken Celestin, vítima da explosão. Foto: Divulgação.

• 17h20 – Socorristas conseguem retirar o corpo da vítima dos escombros. Operação de resgate é encerrada. Com isso, Polícia Científica “assume” efetivamente o local onde ocorreu as explosões para investigar e determinar as causas do acidente.

– 11 DE AGOSTO – MAIS UMA MORTE CONFIRMADA. NUM TOTAL DE DEZ

A décima vítima da explosão da cooperativa C.Vale, em Palotina, morreu na madrugada do dia 11 de agosto, em Curitiba. Francisca dos Santos Souza, de 33 anos, não resistiu aos ferimentos após ter 80% do corpo queimado.

AUTORIDADES REPERCUTEM EXPLOSÃO

– GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA ENVIO DE AERONAVES

O governo do Estado ainda comunicou na noite desta quarta-feira: “O Corpo de Bombeiros vai mandar para Palotina, em dois voos com aeronaves da Casa Militar do Paraná, ainda na noite desta quarta-feira, 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação. Dois cães também seguirão nesses voos. Além dessas equipes, 35 bombeiros militares de diversas cidades da região Oeste vão continuar o atendimento ao longo de toda a madrugada na estrutura atingida por uma explosão em uma cooperativa”.

– RATINHO JÚNIOR: “AVIÃO SERÁ ENVIADO AO LOCAL”

O governador Ratinho Junior (PSD) se pronuncia sobre a tragédia pela primeira vez nas redes sociais, nesta quinta-feira (27). Ele diz que “o Corpo de Bombeiros do PR está mobilizado para atender com rapidez as vítimas” da explosão em Palotina e promete avião para dar apoio ao atendimento.

– MINISTRO DA AGRICULTURA LAMENTA O OCORRIDO

O ministro da Agricultura Carlos Fávaro, em viagem internacional, usou as redes sociais para se pronunciar sobre a explosão em Palotina. Ele participa de uma série de compromissos na Coréia do Sul e Japão e ainda durante a madrugada desta quinta-feira (27), disse que lamentava profundamente o ocorrido.

;

– À CBN, SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DIZ TER CERTEZA QUE C.VALE NÃO TINHA PROBLEMAS COM SEGURANÇA

Norberto Ortigara, secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. Imagem: Governo do Estado do Paraná.

Em entrevista ao Jornal da CBN, Norberto Ortigara, secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, defendeu que acredita que a empresa tinha um sistema de segurança para evitar casos como o dessa quarta-feira (26).

A C.VALE E A EXPLOSÃO

A Cooperativa C.Vale, onde aconteceu a explosão em Palotina, divulgou uma nota em que afirma que “a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas”.

– O QUE É E O QUE FAZ A C.VALE?

Complexo da C.Vale em Palotina antes da explosão. Foto: C.Vale/divulgação.

Com sede em Palotina, no oeste do Paraná, a C.Vale é uma das maiores cooperativas do Brasil, com faturamento de R$ 22,6 bilhões no ano passado. A empresa atua na área de grãos, leite, peixe e suínos, e tem 26 mil associados. De acordo com o Secretário de Segurança Pública, a empresa cumpria todas as exigências e tinha os documentos corretos para a operação. A mesma situação foi apontada por técnicos da área em entrevista à Rádio CBN Curitiba.

ANÁLISES SOBRE O ACIDENTE

À CBN Curitiba, especialista armazenamento de grãos e responsável pelo treinamento da NR 33 em cooperativas, Adriano Divino Lima Afonso, levantou hipótese de que poeira de grãos pode ter sido combustível para explosão.

O advogado trabalhista Rafael Fauzzi, especialista sobre casos como Palotina, diz que “investimento preventivo é indispensável” em entrevista ao programa CBN Curitiba 2ª edição

José Luiz Takaki, cirurgião plástico especialista em queimaduras, falou sobre gravidade de explosão em silo de Palotina. De acordo com Takaki, o risco de que a queimadura acabe avançando para um quadro grave de saúde é muito grande.