Um dos projetos que os vereadores de Curitiba terão que analisar, após o final do recesso parlamentar, trata da mudança no limite entre a capital paranaense com o município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Essa alteração depende do aval das duas cidades e, por isso, será analisada na Câmara Municipal de Curitiba.

A mudança no limite entre as cidades de Curitiba e Fazenda Rio Grande tem o objetivo de corresponder oficialmente ao curso do rio Iguaçu, que teve seu canal retificado anos atrás, alterando seu traçado original. As prefeituras dos dois municípios concordam com a alteração.

Em Curitiba, o Poder Executivo já enviou o projeto para a Câmara. Conforme o projeto, a alteração é resultado de um estudo interinstitucional liderado pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), com a participação do IAT (Instituto Água e Terra).

Depois do aval dos vereadores das duas cidades, a proposta será submetida à ratificação na Assembleia Legislativa do Paraná.

Há dois anos, a Câmara avalizou a mudança de limite entre a capital e São José dos Pinhais, gerando a lei municipal 15.743/2020. Com o ajuste, o Parque São José, que possuía grande parte de sua área dentro de Curitiba, passou a pertencer integralmente a São José dos Pinhais. E a capital incorporou uma área à Reserva do Cambuí, localizada entre o antigo leito do Rio Iguaçu e o Canal Extravasor, paralelo ao rio.

A Câmara retoma os trabalhos em 1º de novembro.