Curitiba tem uma nova lei de combate aos maus-tratos contra animais. A partir de agora, o valor mínimo da multa aplicada é de R$400,00 na capital.

A nova lei de combate aos maus-tratos dos animais foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca, que lembrou que a capital já possui uma das legislações mais modernas do país nesta área.

A partir de agora os custos com a recuperação do animal apreendido por maus-tratos serão de responsabilidade do infrator. E há previsão de castração do animal que for encontrado em situação de risco. Outro ponto alterado foi o valor das multas, que dobrou em relação à legislação anterior, conforme explica a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.

A secretária diz que a nova lei vai facilitar o trabalho de fiscalização.

A atração do evento ficou por conta de Aysha, uma border collie treinada pela guarda municipal Simone de Fátima, do Grupo de Operações com cães. A mascote é acostumada a interagir com as crianças em demonstrações nas escolas, enquanto Fátima fala sobre as leis de maus-tratos.

No evento também foi lançado um edital para atrair novas organizações que possam aumentar a capacidade de abrigo dos cães e gatos resgatados pelo município.

Confira a matéria na íntegra: