O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um dos mais importantes do Estado e também do país, volta ao modelo antigo e este ano será realizado em duas fases.

Os vestibulandos já podem voltar a se preparar para as duas etapas do vestibular da Universidade Federal do Paraná, que volta a ter o mesmo formato, como acontecia antes da pandemia da Covid-19. O anúncio foi feito pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, em uma rede social. Ele confirma a realização das provas da primeira fase, para o fim de outubro, e a segunda etapa no final do mês de novembro deste ano.

Até 2019, o vestibular da Universidade Federal do Paraná era realizado em duas fases. Porém, a pandemia alterou a rotina e o processo seletivo também sofreu mudanças a partir de 2020. Com as altas taxas de infecção e as restrições impostas, o vestibular passou a ser feito em uma única fase, durante dois anos, para evitar a exposição dos candidatos e também em cumprimento às medidas sanitárias adotadas pelo estado.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, comenta que a experiência do vestibular em fase única foi positiva, mas a instituição resolveu voltar ao modelo tradicional.

Ricardo Marcelo explica que a universidade quer avaliar as habilidades de leitura e escrita, dos futuros graduandos, nas provas específicas e também na produção de textos.

 

A divulgação das obras literárias que serão cobradas nas provas deste ano deve acontecer ainda esta semana, segundo o reitor da Universidade Federal do Paraná.