A guerra no leste europeu, entre Rússia e Ucrânia, interfere diretamente em vários setores da economia. Se nos postos de combustíveis o reajuste já aconteceu, por conta do preço do barril de petróleo, outro produto bastante consumido pelos brasileiros também vai ficar mais caro: o pão francês.

Esse produto já faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros. Ele é, inclusive, o produto mais consumido no país, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

Conforme o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep), ainda não é possível saber o percentual da alta do pão francês ao consumidor, que deve acontecer já nos próximos dias, como explica o presidente do sindicato, Vilson Felipe Borgmann.

No entanto, Vilson Borgmann ressalta que a principal matéria-prima para a fabricação, a farinha de trigo, já subiu e a preocupação é a possível falta desse produto.

O presidente do sindicato frisa que a orientação para as panificadoras é que não subam o preço mais do que o previsto, pois, a pandemia também afetou o setor.