A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) anunciou o início do ano letivo do primeiro semestre, a partir do dia 3 de março de 2022. Antes da reunião extraordinária do Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) que decidiu pelo retorno das aulas presenciais a partir do próximo ano, foi formada uma comissão que fez consultas com toda comunidade acadêmica e recebeu parecer favorável. Todo esse processo analisou os últimos acontecimentos levando em consideração principalmente os altos índices de vacinação contra a Covid-19 e também a queda do número de pessoas contaminadas com a doença no estado. Além das mudanças nas restrições impostas pelos governos municipal e estadual. De acordo com a Diretora de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Campus Curitiba, Áurea Niada, esse retorno tem algumas exceções.

Áurea Niada também ressaltou que existe a possibilidade de aulas híbridas.

Sobre a descoberta de casos da variante Ômicron no Brasil e possíveis mudanças, a Diretora de Graduação disse que já há um planejamento.

A UTFPR entra na lista das universidades públicas do estado que já decidiram pelo retorno das aulas presencias em 2022. Entre elas também estão a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), a Universidade Estadual de Maringá (UEL), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e também a Universidade Estadual de Londrina (UEL).