Durante o período de recesso escolar, a TV Escola Curitiba preparou uma programação especial que inclui conteúdo para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Desde o fim do ano letivo de 2021 que terminou no dia 20 de dezembro, quem acessou o canal encontrou histórias de Natal e outros conteúdos preparados pela equipe pedagógica. No mês de janeiro, além de contação de histórias infantis com as Bruxas do Bosque, também fica disponível uma seleção de temas para crianças e estudantes relembrarem algumas videoaulas.

A TV Escola Curitiba pode ser acessada pelo Canal TV Paraná Turismo 9.2 UHF e no YouTube, no canal TV Escola Curitiba. Os conteúdos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, são veiculados nos canais 4.2 e 9.2. Já para assistir à programação do 6º ao 9º ano, os alunos podem sintonizar o canal 16.4.

As videoaulas disponibilizadas trazem conteúdos preparados e organizados de acordo com o currículo da Secretaria Municipal da Educação, como videoaulas de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, práticas da educação integral, literatura, direitos humanos e família, além da Educação de Jovens e Adultos. Como explicou a Secretária Municipal de Educação, Maria Silvia Bacila.

A secretária também fez um convite para que as pessoas assistam à programação feita pelos profissionais de educação do município.

O ano letivo de 2022 para a rede municipal de ensino começa dia 14 de fevereiro. Sobre o ensino remoto, a Prefeitura informou que existe essa possibilidade, mas até o momento não tem essa confirmação.

Já no Aula Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), informou que não há nenhuma programação especial durante o recesso escolar. A Seed divulgou que as aulas, na Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, começam no dia 7 de fevereiro.

A distribuição das aulas para o início do ano letivo será feita de forma remota entre a última semana de janeiro e o início de fevereiro, segundo a secretaria.

Ainda conforme a Seed, os Núcleos Regionais de Educação podem fazer adaptações nos calendários das escolas conforme feriados municipais e outras situações pontuais.

A Secretaria Estadual de Educação informou que as aulas remotas vão continuar para quem tem respaldo legal, pois alguns alunos que estão no grupo das comorbidades podem ficar no ensino remoto até 30 dias depois de completar o esquema vacinal, ou seja, depois de tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19.

A Seed também informou que a transmissão do canal Aula Paraná, pela TV, não deve permanecer, mas ficam os outros meios de transmissão: pela internet, aulas pelo meet ou até mesmo impresso, caso seja necessário.