O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou, nesta tarde de sexta (23), o Pacto das Eleições no Caminho da Paz, em evento na Universidade Federal do Paraná. A iniciativa tem como objetivo fazer com que partidos políticos, entidades públicas e empresas privadas assinem um compromisso para promover ações que garantam eleições com respeito às leis.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Sigurd Bengtsson, destacou a desinformação como um dos principais problemas no período eleitoral. Ele falou da importância de identificar informações falsas que circulam antes de compartilhar com outras pessoas.

Além do combate as notícias falsas, o pacto do TRE-PR também alerta para o enfrentamento ao assédio moral e eleitoral. A diretora da Faculdade de Direito da UFPR, professora Melina Girardi Fachin, lembra que o assédio vai contra a “livre vontade” de escolha política.

De acordo com o TRE-PR, a iniciativa deve fomentar a realização de “reuniões informativas e pedagógicas junto aos dirigentes partidários locais, convocadas pelos Juízes Eleitorais e com a participação de representantes do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil”.