Mais dez caminhões de combate a incêndios foram entregues, nesta terça-feira (17), ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A ação é parte do reforço no combate à estiagem, que conta também com a formação de brigadistas e entrega de equipamentos para os municípios, segundo o Governo do Paraná.
Também segundo o Governo, os caminhões estão preparados para auxiliar no combate a incêndios, com motobombas, tanques de 6 mil litros e espaço para guardar materiais. Além disso, possuem canhão monitor de teto, que funciona como esguicho para lançar água a longas distâncias, facilitando o combate aos focos de incêndio.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel Manoel Vasco, disse que os novos veículos potencializam as ações da corporação no estado.
Os novos veículos chegam em meio a recordes de incêndios no Paraná, com registro de 11 mil incêndios de vegetação no estado entre 1º de janeiro a 16 de setembro deste ano, segundo o Corpo de Bombeiros.
O comandante-geral destacou que a chuva desta semana aliviou os casos de incêndios, mas afirmou que as chances para queimadas já aumentam na próxima semana.
Durante o evento de entrega dos caminhões, a Defesa Civil reforçou que a maior parte dos incêndios são de origem criminosa e o governador Ratinho Junior pediu para que a população contribua com denúncias.
Os quatro veículos direcionados ao Corpo de Bombeiros serão enviados para os municípios de Goioerê, Loanda, Piên e Manoel Ribas. Já os seis caminhões destinados à Defesa Civil atenderão as cidades de Siqueira Campos, Roncador, Candói, Reserva, Capitão Leônidas Marques e Nova Aurora.
Ainda segundo o Governo, uma capacitação de 500 brigadistas deve ter início nas próximas semanas em 100 municípios-sede ou do entorno de áreas de conservação, preservação e parques estaduais. As prefeituras vão indicar cinco servidores para compor as 23 turmas previstas para participar de um treinamento de 16 horas, incluindo atividade prática.
Além do reforço nos trabalhos do Corpo de Bombeiros, o Governo do Paraná também confirmou que dois modelos de aviões vão reforçar o combate a incêndios florestais de grandes dimensões nas áreas de proteção, conservação e parques estaduais do Paraná. O contrato de R$ 4,6 milhões prevê o uso das aeronaves Air Tractor AT-402B, com capacidade para 1.500 litros de água, e Ipanema, com reservatório para 900 litros