Uma quadrilha que tentou roubar as agências bancárias na cidade de Três Barras, no Oeste do Paraná, já estava planejando o crime há, pelo menos, dois meses, segundo informações da Polícia Militar do Paraná (PMPR). A tentativa de assalto terminou com seis suspeitos mortos, nesta quinta-feira (4).

Conforme a Polícia Militar, o grupo criminoso chegou à cidade durante a madrugada e bloqueou todas as rodovias que dão acesso ao município e, em seguida, iniciou, simultaneamente, os ataques.

Ainda segundo a PMPR, cinco homens reagiram à abordagem da PM e, após o confronto, morreram. Um sexto integrante ficou ferido, foi encaminhado a um hospital, mas também morreu. Pelo menos um deles estava com explosivos no próprio corpo, material que também foi encontrado nos veículos utilizados pelos criminosos.

O comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que a operação de inteligência que contou com unidades policiais da região e de Curitiba deu certo, pois, nenhum policial ou morador da cidade ficou ferido.

Hudson Teixeira ressaltou que a quadrilha já havia assaltado outros bancos, em outras cidades, por isso, o serviço de inteligência aguardou o momento exato para fazer a abordagem.

No primeiro semestre deste ano, 210 pessoas morreram em confrontos com policiais civis e militares e guardas municipais, segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Isso representou um aumento de 14,13% em relação ao mesmo período de 2020, quando ocorreram 184 mortes em circunstâncias semelhantes.