Quase sete em cada dez pessoas que conseguiram trabalho com carteira assinada, no primeiro trimestre de 2022, no Paraná, ingressaram no setor de serviços.
Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, as atividades do setor abriram quase 37 mil vagas entre janeiro e março. Isso representa 66% dos novos postos de trabalho formais criados no estado neste período.
Entre os segmentos que compõem o setor de serviços, o que mais abriu novas vagas foram as atividades relacionadas à informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com 20.816 postos. Na sequência estão administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (7.984), transporte, armazenagem e correio (2.981), alojamento e alimentação (2.729), outros serviços (2.367) e serviços domésticos (18).
Além disso, a indústria foi outro setor que se destacou nas contratações, com 10.306 novos postos de trabalho no primeiro trimestre, seguida pela construção (4.958), agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (2.833) e comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (503).