Com uma nova recomendação feita pelo governo federal através do Ministério das Saúde, as autoridades sanitárias do estado do Paraná definiram que vão diminuir o período do intervalo vacinal entre as doses dos imunizantes contra a Covid-19.

Segundo o secretario de saúde, Beto Preto, a vacina da Pfizer terá a sua aplicação realizada conforme a bula do fabricante.

Já a vacinação das doses de reforço será feita a partir do 4 mês, adiantando em 30 dias a aplicação. No entanto, grávidas ainda devem aguardar cinco meses até a aplicação da terceira dose, conforme recomendação do ministério da saúde.

Curitiba anunciou que a partir desta terça-feira irá convocar a população vacinada com a segunda dose até 5 de agosto para receber o reforço e deve adiantar todo o calendário durante a semana.

Já a informação sobre uma quarta dose de imunizantes foi confirmada e deverá ser aplicada primeiro ao grupo de imunossuprimidos com mais de 18 anos, conforme afirma Beto preto.

Com a chegada do fim do ano, o secretário ainda revela que será preciso cautela da população e que a vacinação é uma das principais armas para que não exista novamente um cenário caótico por conta da Covid-19.