O Ligeirão Norte-Sul entrou em operação nesta quarta-feira (17) em Curitiba. A linha vai fazer a ligação entre os bairros Santa Cândida e Pinheirinho, percorrendo os corredores do transporte coletivo que compreendem as Avenidas Paraná, João Gualberto, Sete de Setembro, República Argentina e Winston Churchill.

A estimativa, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo da cidade, é de proporcionar uma redução de 15 minutos no tempo de viagem de ida e volta para os cerca de 35 mil passageiros que passam pelo trajeto todos os dias.

Até esta quarta-feira, o Ligeirão percorria o trecho entre o Santa Cândida e a Praça do Japão, no bairro Água Verde. Os veículos faziam retorno na própria praça, onde seguiam viagem ao norte da cidade.

Esse trajeto será mantido, enquanto que a nova Linha Ligeirão segue o trajeto até o Terminal do Pinheirinho, com paradas apenas nos terminais do Portão e Capão Raso. O trajeto contempla 38 quilômetros, entre ida e volta.

Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, os ônibus da Linha Ligeirão têm saídas a cada três minutos.

Os ônibus Ligeirão vão ultrapassar aqueles que fazem as linhas expressas Santa Cândida-Capão Raso e Praça Rui Barbosa-Pinheirinho durante o trajeto, devido à requalificação das canaletas.

O fato de o Ligeirão fazer essas manobras e não parar em todas as estações-tubo nas canaletas permitem a redução no tempo de deslocamento, segundo a Urbs.

Os ônibus expresso seguem funcionando normalmente e fazem paradas em todas as estações-tubo ao longo do percurso.