O programa Liceu de Ofícios e Inovação, da Fundação de Ação Social (FAS), inaugura sua programação de maio com a inclusão de dois novos cursos gratuitos de qualificação profissional, abrangendo a população em geral e especialmente aqueles em situação de rua. Com um total de 2.328 vagas, serão oferecidos 36 cursos em diferentes áreas nas dez regionais da cidade. Uma das novidades é o curso de Preparo e Decoração de Bolos e Tortas, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com aulas em dois locais durante o mês de maio. Outra inovação é o curso de Jardinagem exclusivo para pessoas em situação de rua, visando proporcionar oportunidades de aprendizado e reintegração social.

Para o público geral, destaca-se o curso de Preparo e Decoração de Bolos e Tortas, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), oferecendo aulas na Casa Culpi e no Liceu de Ofícios Bairro Alto. Essa iniciativa busca ampliar as opções de capacitação profissional para a comunidade, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências no ramo da confeitaria. Por outro lado, o curso de Jardinagem, direcionado especificamente para pessoas em situação de rua, ministrado pelo Senar no Liceu de Ofícios Solidariedade, representa um esforço para oferecer ferramentas de reintegração social e oportunidades de construção de novos projetos de vida.

Para promover a inclusão e a reintegração social, o curso de Jardinagem destinado às pessoas em situação de rua busca fornecer não apenas habilidades técnicas, mas também apoio emocional e oportunidades de desenvolvimento pessoal.

*Com informações da prefeitura de Curitiba

Por: Nasidi Cerqueira com supervisão de Lucian Pichetti