Morreu, nesta sexta-feira (3), o médico Enio Rogacheski, nome importante da Medicina paranaense e que ocupava o cargo de diretor-técnico do DAPI – Diagnóstico Avançado por Imagem da Liga das Senhoras Católicas de Curitiba. A própria instituição confirmou a informação.
Enio Rogacheski era natural de Balsa Nova (PR). Ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, onde consolidou sua formação educacional e religiosa. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1976. Realizou residência médica em Radiologia em 1979, com Mestrado em Medicina Interna (Radiologia) em 1995. Atuou durante muitos anos no Hospital das Clínicas da UFPR. Como docente, além da própria UFPR, atuou ainda na Universidade Tuiuti do Paraná e Universidade Positivo. A partir de 1999, foi Médico Radiologista e Diretor Técnico no DAPI.
Rogacheski também foi presidente da Sociedade de Radiologia do Paraná entre 2005 e 2008. Também foi vice-presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) no período de 2010 a 2012, tendo recebido, em 2022, a Medalha de Ouro, homenagem máxima do CBR.
Casado com Marly Camargo Rogacheski, deixa os filhos André, Daniel, Carlos Eduardo e Mariana, além de genro, noras e netos.
Familiares, amigos e colegas de profissão prestam suas últimas homenagens no Seminário Arquidiocesano São José, a partir das 9h30 deste sábado (4). Uma Missa em Ação de Graças, de corpo presente, será celebrada no mesmo local, com início previsto às 14 horas. O sepultamento será no Cemitério Municipal de Campo Largo, às 17h.
* Com informações do DAPI